4 tips para uma existência slow

By Alú Rochya - novembro 30, 2023

Tips para uma vida slow

Levo a vida devagar para no faltar amor.
- Jorge Mello -


Dormir pouco, comer depressa, ler apenas os títulos das matérias para saber as notícias do dia e ouvir os áudios de forma acelerada. As pessoas estão, cada vez mais, vivendo em um ritmo frenético. Por causa disso, dispor de tempo para realizar atividades que não foram programadas torna-se uma missão praticamente impossível.

A correria desenfreada a qual estamos submetidos relaciona-se com a necessidade de sermos eficientes, termos um desempenho de excelência e um alto nível de produtividade, num sistema que nos exige ser altamente competitivos para os donos da grana arrebanharem mais grana ainda. Nessa tendência, vivemos numa obsessão pela informação, pela performance, pela necessidade de reconhecimento. Ou, então, pela negação de tudo isso para o qual aplicamos uma velocidade de atordoamento, uma prática de passar o filme em câmera rápida, como se fosse um rio caudaloso de fotos/vídeos/música/mensagens/áudios, sem ordem, sem hierarquia, sem sentido, consumindo, velozes e furiosos, segundo traz segundo de nosso tempo. O ser humano perdeu sua naturalidade e o relógio da natureza. 24 horas parecem ser insuficientes para cumprir todos os compromissos. E corre, corre, corre. Porém, nunca chega, nunca alcança, nunca completa. Submergido cegamente na ilusão de domínio da vida e das coisas, ele quer fazer tudo, mas cada vez faz menos de todo. E nesse louco carrossel desenfreado, passam célere as horas, os dias, os anos, e a vida se dessangra pelas feridas das intermináveis frustrações. Paremos. Ensaiemos uma vida mais devagar. Algo mais parecido com nossa vida, com o ritmo biologico da vida, com uma vida a escala humana, uma vida mais natural. Tentemos a mudança antes de chegar, rapidamente, ao fim da linha.
Vão aqui 4 tips para uma existência slow, uma vida mais lenta, mais devagar, plena e gostosa.

Fazer menos 🦥 Esta a primeira coisa a fazer: fazer menos. Olhe para sua agenda quotidiana e corte as coisas que não são essenciais. Isso pode significar ver menos TV (até porque uma boa parte da programação que você consume é lixo, e faz mal a sua saúde). Quiçá leve você a reduzir as atividades extracurriculares das crianças (pense que a natureza é lenta e estímulo demais estressa e atrapalha os tempos naturais de crescimento e amadurecimento). Talvez tenha que dizer não a alguns convites de eventos sociais ou até trabalhar menos. Ao final, é de pessoa séria e madura saber aceitar que não podemos fazer tudo, né? Desligar 🙉 As religiões foram inventadas com uma intenção pura e sagrada: re-ligar o ser humano à natureza, ao ritmo cósmico e ao propósito divino de evolução e melhora permanente da qualidade do todo. Hoje, ao mesmo tempo que as religiões se corromperam, os seres humanos nos desligamos da natureza e de nossa própria condição natural para nos ligar a um produto artificial: a tecnologia. Ligados demais, submetidos demais, devemos encontrar momentos para nos desligar da tecnologia. Celulares e laptops são maravilhosas ferramentas, mas todos nós precisamos de tempo desligados deles.

Nós precisamos de momentos de silêncio para recarregar nossas pilhas e refletir. Até as grandes companhias de tecnologia entendem isso. Veja só. A Hewlett Packard fez um relatório advertindo que interrupções eletrônicas constantes (aquele somzinho insistente do celular) no trabalho faz com que os níveis de QI caiam 10 pontos. Um gerente sênior da IBM lançou um movimento de e-mail e mensagens devagar. Ele recomenda que chequemos menos para sermos mais felizes e criativos. A Orange, uma grande companhia telefônica da Reino Unido, está com uma campanha baseada na ideia de que coisas boas acontecem (você se une às crianças, se apaixona, etc) quando seu telefone está desligado! Desacelerar 🐌 A bendita tecnologia chegou para facilitar a vida das pessoas. A máquina de lavar roupa é melhor e mais digno que lavar roupa no rio; dispor de um celular para uma chamada de emergência pode salvar a uma pessoa infartada. Mas também fosse criando uma ilusão: que tudo pode ser feito velozmente e que desse jeito a cada dia conseguiremos mais alguma coisa. Errado.

Essa ilusão nos faz escravos de um círculo vicioso onde eternamente corremos para chegar a lugar nenhum. Isso faz com que você fique frustrado, ansioso, desequilibrado. Pare. Inclua no seu dia uma atividade que te force a desacelerar. Pode ser qualquer coisa - ioga, jardinagem, ler um livro, fazer uma caminhada com o telefone desligado, entrar na banheira. Depois dessa desacelerada você estará em melhor forma para continuar com seu dia. Qualidade antes que quantidade 🐢
Para muitas pessoas, desacelerar significa fazer menos (ou deixar coisas de lado). Na verdade, é. Mas esse é um preço pequeno a pagar por ter tempo para fazer bem as coisas importantes e aproveitá-las mais. Lembre que ritmo não é a mesma coisa que velocidade. A velocidade é uma linha reta e o ritmo é registrado por uma linha curva que sobe e desce. Quando você dança não o faz com velocidade mas sim com ritmo; aqui mais rapidinho, depois mais devagar, procurando o passo certo. Pense em qualidade antes que em quantidade.

Ter muitos orgasmos não é necessariamente sinônimo de bom sexo. Ensaie pequenas desaceleradas várias vezes por dia. Folgue os nós (... dos sapatos, da gravata, dos desejos, dos receios...). As poucos irá percebendo que você poderia fazer tudo sem pressa, com ritmo. Saiba que desacelerar nos torna mais produtivos, porque a cuca fica mais fresca, o cérebro mais livre e mais criativo. Também terá mais fôlego para fazer e melhor espírito para amar o que faz e fazê-lo bonito. E mesmo parecendo incrível, até mais rápido.✤

.............................................................................................

  • Share:

Isso também pode interessar você

0 comments